Para garantirem a sua presença no mundo em gerações futuras, todas as espécies de seres vivos se reproduzem. Umas através da reprodução assexuada, outras por reprodução sexuada.
O ser Humano não foge à regra obviamente, reproduzindo-se por reprodução sexuada. Na reprodução sexuada Humana, o gâmeta feminino (oócito) e o gâmeta masculino (espermatozóide) fundem-se, ocorrendo assim a fecundação, que dará origem ao zigoto.
Contudo, existem pessoas incapazes de realizar este processo e portanto incapazes de ter filhos (casais inférteis) que podem, actualmente, recorrer à fertilização in vitro (IVF).
Quando a mulher engravida, pode realizar inúmeros exames durante a gestação, a fim de saber o estado de saúde do feto e diagnosticar possíveis anomalias no cariótipo, como é o caso da amniocentese (que analisa o líquido amniótico), das ecografias, das ultrasonografias, entre outras...
Apesar do avanço médico e científico e de todas as técnicas de diagnóstico pré-natal, é essencial que a grávida esteja saudável e que mantenha uma alimentação saudável e cuidada, evite a fadiga, tenha uma actividade física moderada, não fume, não consuma bebidas alcoólicas, trate de doenças existentes e evite exames radiológicos, ou seja, evite a exposição a raios X.